Enem: Procurador da República irá pedir anulação da prova do Enem 2011

27/10/2011 06:20

Enem

Procurador da República irá pedir anulação da prova do Enem 2011

Decisão do MEC de cancelar provas de alunos que tiveram acesso a questões não muda orientação do MPF, que é de que a Justiça anule pelo menos as 13 questões da prova que vazarem

Kleyson Barbosa | 26/10/2011 20h 11

O anúncio do Ministério da Educação (MEC) de que só os estudantes do Colégio de Fortaleza (CE) que tiveram acesso a questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 terão que refazer a prova  não agradou o Ministério Público Federal. O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, afirmou que vai defender na Justiça a anulação da avaliação em todo o território nacional. "Eu passei o dia negociando com a presidente do Inep (autarquia do MEC que organizou o Enem) e o que vou defender na Justiça é que o vazamento teve como efeito questões viciadas na prova. Irei propor a suspensão do exame ou pelo menos a anulação de 13 questões viciadas", diz o procurador.

- MEC cancela provas do Enem de 639 alunos de escola no Ceará
- Veja imagens das questões do Enem 2011 que apareceram da mesma maneira em simulado de colégio de Fortaleza



Em nota, o MEC decidiu cancelar a prova do Enem 2011 dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), por reconhecer que o simulado feito pela escola duas semanas antes do Enem 2011 tinha questões idênticas às do exame, aplicado. Segundo o MEC, todo o procedimento de aplicação do Enem 2011 foi revisado e não foi encontrada nenhuma ocorrência de vazamento na sua aplicação.

Costa Filho defenda a anulação do exame porque acredite que, sem investigação, ainda não é impossível antecipar que o colégio foi o único responsável pelo vazamento. "Não dá para saber quem realmente foi beneficiado com o ocorrido", afirma.

FONTE:GUIA DO ESTUDANTE